google.com, pub-8471300838494490, DIRECT, f08c47fec0942fa0 CURSO DE VIOLÃO POPULAR: CORDAS DE AÇO Vs CORDA DE NYLON

terça-feira, 10 de março de 2015

CORDAS DE AÇO Vs CORDA DE NYLON

Olá pessoal!

Quando vamos comprar ou trocar as cordas do violão sempre surge à pergunta: Posso usar encordoamento de nylon em violão de cordas de aço ou vice-versa?
Você sabe a resposta? Sabe o porquê?




Apesar das diferentes marcas e preços, o violão é fabricado para receber apenas um tipo de encordoamento, Nylon ou Aço. Existem diferenças entre os violões fabricados para cordas de aço e cordas de nylon e a utilização errada pode comprometer o seu equipamento ou você pode não ter o melhor aproveitamento da sua sonoridade.

Geralmente o braço de um violão com cordas de nylon é mais largo, devido à espessura da corda ser maior e a densidade menor, exigindo uma força maior para tocar caso queira a mesma pressão sonora que um violão de aço. O braço é menos resistente do que em um violão de aço, assim ao colocar cordas de aço em um violão originalmente de nylon, o excesso de tensão pode empenar o braço do violão. E ao colocar cordas de nylon em um violão para cordas de aço, a deficiência de tensão também pode empenar o braço do violão.




As tarraxas e os trastes também são diferentes em violões para cordas de aço e cordas de nylon. Ao colocar cordas de aço em tarraxas de nylon o plástico das tarraxas é danificado, comprometendo a afinação e ocorre o degaste do traste, formando valas que atrapalham a fazer os acordes de forma correta. Já ao colocar cordas de nylon em violão para cordas de aço, danifica as tarraxas e aumenta a chance das cordas arrebentarem.
  
Outra diferença importante é na madeira do violão, a chamada “espinha” interna, que nos violões de aço são mais grossas e resistentes, justamente por conta da tensão que é necessária para afinar as cordas. Assim, o tampo é preservado, impedindo que a tira interna que tem a função de prender as cordas se descole. Os violões de nylon possuem uma caixa de ressonância com menos madeira e espinhas, já que essas cordas fazem menos força no violão em si e ajuda a compensar a perda de ressonância das cordas, que possuem menos volume de timbre que as cordas de aço.

Sem contar que ao colocar cordas de aço em um violão originalmente de nylon ou vice-versa, modificará completamente a sonoridade do seu violão.

Escolha sempre o violão que atenta as suas necessidades! Fique atento! Seu violão agradece!

Quer aprender a tocar violão? Inscreva-se e assista as vídeo aulas, aprenda de forma simples e didática, sem nenhum custo adicional!




Não perca a chance! Inscreva-se AGORA MESMO!! Em breve essa informação será cobrada.
Sucesso e boa aula!

Att,
Equipe Curso de Violão Popular Daniel Darezzo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário