APRENDA A TOCAR FOGO E PAIXÃO - SUCESSO NACIONAL DOS ANOS 80
Famoso cantor e compositor brasileiro, Wando emplacou vários sucessos ao longo da carreira. Com a imagem de sedutor e romântico, o artista se consolidou com músicas voltadas especificamente para as mulheres, tornando-se conhecido também como “O Rei das Calcinhas”. Então, não deixe de conhecer um pouquinho mais sobre esse artista romântico, brega, sedutor, dentre tantas outras denominações, além disso, aprenda a tocar um dos seus maiores sucessos. A diversão estará garantida! Afinal, quem nunca cantarolou: “Você é Luz, é raio estrela e luar...”
Conhecido pelo público brasileiro como Wando, Vanderley Alves dos Reis, nasceu em outubro 1945 no arraial de Bom Jardim, Minas Gerais, mas só foi registrado em Cajuri, também em Minas. Ainda criança, mudou-se para Juiz de Fora, onde estudou violão clássico e aos 20 anos começou a se envolver com a música, participar de conjuntos e se apresentar em bailes na região. Mais trade, mudou-se para Volta Redonda no Rio de Janeiro, e trabalhou como entregador de leite em residências, entregador de jornais, caminhoneiro e feirante.
Após deixar a profissão de feirante, Wando mudou-se para Congonhas, Minas Gerais e começou a “viver de música”. Cinco anos depois tentou a sorte no eixo Rio de Janeiro – São Paulo, onde teve gravado seu primeiro sucesso, na voz de Jair Rodrigues. A composição, “O importante é ser Fevereiro”, foi um grande sucesso no carnaval de 1974. Nessa fase descobriu que queria fazer músicas românticas, direcionadas especificamente para as mulheres.
Wando compôs vários sucessos da MPB, gravados por artistas de renome como Jair Rodrigues, Ângela Maria que gravou “Vá, mas Volte”, Roberto Carlos que gravou “ A Menina e o Poeta”, além de outas músicas de sua autoria como “Moça” e “Chora Coração” que fizeram parte da trilha sonora da novela Roque Santeiro.
WANDO COMO "O REI DAS CALCINHAS"
Inicialmente, Wando seguia o estilo “violão clássico”, com uma linha voltada ao formato de Caetano Veloso, Chico Buarque de Holanda e Gilberto Gil. Seu primeiro LP, Glória a Deus no Céu e Samba na Terra, tinha como temática a vida em subúrbios e favelas. Somente em 1975 o seu repertório deu uma guinada na direção romântica e ao longo da década seguinte, Wando consolidou sua carreira e a reputação como “O Rei das Calcinhas”. É desse período sua música mais conhecida, “Fogo e Paixão”, do disco “O mundo romântico de Wando” (1988), o 14º da carreira, segundo a contagem do site oficial.
A história das calcinhas começou em 1987, com o disco “Tenda dos Prazeres”. Wando achava as capas de discos muito parecidas umas com as outras, então resolveu chamar a atenção colocando uma calcinha na capa do disco. Como o disco chamava “Tenda dos Prazeres”, a calcinha na capa ficava parecendo realmente uma tenda e foi um sucesso de publicidade, transformando-se em uma mídia muito forte em todos os órgãos de comunicação e virando uma moda.
A partir daí, Wando passou a distribuir algumas peças íntimas nos seus shows e suas fãs passaram a levar suas peças íntimas com telefone e recados de amor. Dessa forma, o cantor virou “O Rei das Calcinhas”, possuindo uma enorme coleção da vestimenta. Esse foi um apelido carinhoso que o público lhe deu, permanecendo até os seus últimos dias.
Não deixe de assistir a vídeo aula acima e aprenda a tocar Fogo e Paixão.
Caso seja um iniciante no violão, você pode fazer o nosso curso gratuito de violão agora mesmo clicando abaixo.
Deixe seu comentário, dicas e sugestões. Pesquise em nosso Blog e compartilhe com os amigos pelo Facebook e/ou WhatsApp!
Nenhum comentário:
Postar um comentário